Mercado
ARROZR$ 59,03 AÇÚCARR$ 97,41▲ 404,2% BEZERROR$ 3.402 BOI GORDOR$ 346,50▼ -2,0% CAFÉ ARÁBICAR$ 1.771▲ 612,1% ETANOLR$ 2,85 MILHOR$ 66,15▲ 2,6% SOJAR$ 146,34▲ 12,7% USD/BRLR$ 5,5007▲ 9,2% SELIC13,75% a.a. ARROZR$ 59,03 AÇÚCARR$ 97,41▲ 404,2% BEZERROR$ 3.402 BOI GORDOR$ 346,50▼ -2,0% CAFÉ ARÁBICAR$ 1.771▲ 612,1% ETANOLR$ 2,85 MILHOR$ 66,15▲ 2,6% SOJAR$ 146,34▲ 12,7% USD/BRLR$ 5,5007▲ 9,2% SELIC13,75% a.a.
ÁGATA TURINI
Radar Partners
← Voltar para a capa Agronegocio

Agronegócio bate recorde e emprega 28,4 milhões de pessoas no Brasil em 2026

O campo brasileiro nunca empregou tanto — mas o verdadeiro desafio agora é transformar volume em produtividade, valor e políticas que durem mais do que uma safra

Agata Turini · 19 out 2026 · 6 min de leitura
Agronegócio bate recorde e emprega 28,4 milhões de pessoas no Brasil em 2026
Agronegocio · Turini

O agronegócio brasileiro chegou a um número que poucos setores da economia conseguem ostentar: 28,4 milhões de trabalhadores empregados no segundo trimestre de 2026, o maior patamar já registrado para esse período do ano. O dado, divulgado pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), reforça o peso estrutural do campo na geração de renda e na estabilidade do mercado de trabalho nacional — mesmo em um cenário de juros elevados, pressão climática e incerteza regulatória.

Para efeito de comparação, esse contingente equivale a quase três vezes a população do Uruguai trabalhando, direta ou indiretamente, para colocar alimentos, fibras e energia na mesa do Brasil e do mundo. Mas o que esse número esconde — e o que ele revela — merece uma leitura mais cuidadosa.

O que está por trás do recorde

O crescimento do emprego no agro não acontece por acaso. Ele é o reflexo de uma combinação de fatores que vêm se acumulando nos últimos anos: expansão da área cultivada, diversificação da produção, avanço do agronegócio para regiões antes menos exploradas e, de forma crescente, a chegada de tecnologia que, ao contrário do que muitos imaginam, não apenas elimina funções — ela também cria novas especialidades.

A inteligência artificial, os drones, o monitoramento por satélite e as plataformas de gestão rural passaram a exigir profissionais que não existiam no campo há cinco anos. Técnicos em georreferenciamento, analistas de dados agrícolas, especialistas em agricultura de precisão: essas funções fazem parte, hoje, da realidade de fazendas médias e grandes em todo o Brasil.

Além disso, o Brasil abriu 700 novos mercados internacionais para produtos agropecuários desde 2023, segundo o Ministério da Agricultura. Mais destinos de exportação significam mais demanda, mais produção e, consequentemente, mais postos de trabalho ao longo de toda a cadeia — do produtor rural ao operador portuário.

Emprego recorde não é sinônimo de setor equilibrado

Aqui mora o ponto mais importante: gerar empregos é diferente de gerar bons empregos de forma sustentável. O agronegócio enfrenta pressões que ameaçam a qualidade e a continuidade desse crescimento.

A primeira delas é a taxa de juros. Com o crédito rural ainda pressionado pelo ambiente macroeconômico, produtores de todos os portes precisam de mais capital para produzir — e pagam mais caro por ele. O resultado é que a rentabilidade da operação fica comprimida, mesmo quando o volume produzido é recorde.

A segunda pressão vem do clima. Eventos extremos — seja seca severa no Cerrado ou excesso de chuva no Sul — têm se tornado mais frequentes e impredizíveis. Isso eleva o risco da atividade e dificulta o planejamento de médio e longo prazo.

A terceira é estrutural: o chamado Custo Brasil. Infraestrutura logística precária, carga tributária elevada e burocracia excessiva seguem corroendo a competitividade do produtor nacional frente a concorrentes como Estados Unidos e Argentina. Entidades do setor têm cobrado, cada vez com mais ênfase, políticas que não mudem a cada troca de governo — políticas perenes, que garantam previsibilidade para quem investe no campo.

A pauta do fim da escala 6×1 chega ao campo

Um tema que ganhou força nas últimas semanas também preocupa o setor: a discussão sobre o fim da escala de trabalho 6×1, que está sendo debatida no Congresso Nacional. Para o agronegócio, que opera com frigoríficos, usinas, agroindústrias e cooperativas onde esse modelo de jornada é amplamente utilizado, a mudança pode representar aumento significativo nos custos operacionais.

Entidades como a CNA e associações setoriais pedem cautela e estudos de impacto antes de qualquer alteração. A preocupação é legítima: em margens já pressionadas, um aumento nos custos de mão de obra sem ganho equivalente de produtividade pode levar empresas a reduzir contratações ou acelerar a automação — o que, paradoxalmente, poderia reverter parte do recorde de empregos comemorado agora.

Mulheres e diversidade: o agro que ainda tem muito a evoluir

O recorde de empregos também precisa ser lido com recorte de gênero. As mulheres rurais representam uma parcela crescente da força de trabalho no campo, com atuação que vai da gestão de propriedades à liderança em cooperativas. Mas ainda enfrentam desafios concretos: acesso desigual ao crédito rural, menor representatividade em cargos de decisão e dificuldades relacionadas à infraestrutura básica no meio rural.

O crescimento do número absoluto de trabalhadores no agro só se torna um avanço completo quando acompanhado de equidade — de oportunidade, de renda e de condições de trabalho.

O que o empresário e o produtor precisam observar

O recorde de 28,4 milhões de empregos é um dado de força — mas não é um cheque em branco. Quem atua no setor deve ficar atento a três movimentos simultâneos:

1. Gestão de pessoas como vantagem competitiva. Com mais trabalhadores no setor, quem souber atrair, reter e desenvolver talentos — especialmente em funções ligadas à tecnologia — sairá na frente. A escassez de mão de obra qualificada já é uma realidade em várias regiões do agro.

2. Pressão regulatória trabalhista. O debate sobre a escala 6×1 é só o começo. Agroindústrias e cooperativas precisam mapear seu passivo trabalhista e simular cenários antes que mudanças legais as peguem de surpresa.

3. Política pública como fator de risco. O setor precisa de políticas perenes — crédito, seguro rural, abertura de mercados. Quando essas políticas mudam com frequência, o planejamento de longo prazo fica comprometido. Acompanhar o cenário político com a mesma atenção dedicada ao clima e às cotações deixou de ser opcional.

O campo emprega mais — agora precisa rentabilizar melhor

O Brasil tem no agronegócio um dos seus ativos mais consistentes. Um setor que emprega 28,4 milhões de pessoas, que abriu 700 novos mercados de exportação e que segue sendo o principal motor do superávit comercial do país merece mais do que celebração — merece estratégia.

Produzir mais não é, por si só, garantia de lucrar mais. A diferença, cada vez mais, está na gestão, na qualidade dos empregos gerados, na tecnologia aplicada e na capacidade de transformar volume em valor agregado. Esse é o próximo recorde que o agronegócio brasileiro precisa perseguir.

Widget JP Ao Vivo
AO VIVO